As Perturbações de Aprendizagem são caracterizadas por dificuldades em áreas como leitura, escrita e cálculo, que afetam o processo educativo e o desenvolvimento emocional da criança ou jovem. A aprendizagem envolve capacidades como o processamento visual e auditivo, atenção, memória e resolução de problemas, todos associados a diferentes regiões do cérebro.
As crianças com Perturbação de Aprendizagem frequentemente enfrentam desafios emocionais, como baixa autoestima e ansiedade, o que pode levar à frustração e ao evitamento de atividades académicas. Apesar das dificuldades, essas crianças têm o mesmo desejo de aprender que os seus colegas, mas necessitam de abordagens específicas para apoiar o seu desenvolvimento.
Na NeuroBalance, abordamos as Perturbações de Aprendizagem com uma estratégia personalizada, utilizando Neurofeedback e avaliação neurológica para ajudar a criança ou jovem a superar os seus desafios educacionais e emocionais. O nosso processo inclui:
Avaliação Inicial através do Eletroencefalograma Quantitativo (qEEG)
Realizamos um qEEG para mapear a atividade cerebral, permitindo-nos identificar padrões específicos que podem estar associados às dificuldades de aprendizagem.
Relatório Técnico e Definição de Objetivos Terapêuticos
Com base nos resultados do qEEG e na análise dos sintomas, discutimos um plano de tratamento personalizado com os pais e, quando possível, com a criança. Definimos objetivos específicos para ajudar a melhorar o desempenho académico e emocional.
Tratamento Personalizado com Neurofeedback
O Neurofeedback é utilizado para melhorar o foco, a atenção e a regulação emocional. Com sessões interativas, a criança aprende a modular a sua atividade cerebral, promovendo maior concentração e reduzindo o stress associado às atividades académicas. Em complemento com outras terapias, ajuda que as mesmas consigam intervir melhor.
Rede de Suporte
Envolvemos a família e, quando necessário, a escola para assegurar que a criança recebe apoio contínuo em todos os contextos. Este suporte é essencial para o sucesso do tratamento, ajudando a criança a aplicar o que aprendeu em diferentes ambientes.